Grupo A

Grupo A

Análise do Grupo A.

Quem olha o Grupo A pode pensar ser um grupo fácil para algumas Seleções. O futebol está cada dia mais atualizado e traz novas surpresas.  A Seleção do Equador, em sua melhor participação no evento, chegou às oitavas-de-finais. Já a Seleção da Holanda/Países Baixos é a que chegou mais longe em suas participações. Essa Seleção já foi finalista por três vezes, mas nunca foi campeã. A Seleção do Qatar é a anfitriã e participa, pela primeira vez da Copa do Mundo. O Senegal é o segundo país desse Grupo que chegou mais longe em Copas do Mundo. Quando participou, pela primeira vez do evento, em 2022, a Seleção de Senegal chegou às quartas-de-final.

Sobre o diálogo mundial, em termos futebolísticos, nesse Grupo, enfrentar-se-ão Seleções da América Latina, Europa, Ásia e África. Previsibilidade, no futebol, não existe. O jogo só começa depois do apito! Surpresas acontecem em Copas. Vamos acompanhar os confrontos e ver o desempenho de cada equipe. Duas Seleções passarão para a fase de mata-mata.

Seleção do Equador

A seleção sul-americana do Equador participa, pela quarta vez, da Copa do Mundo. A participação mais expressiva foi em 2006, quando foi eliminada nas oitavas de final.

Seleção da Holanda

Também conhecida como Países Baixos, a Holanda, conhecida como Laranja Mecânica, tem grande experiência em Copas do Mundo. Já disputou mais de dez Copas, com participação expressiva em algumas edições. Foi vice-campeã nas edições de 1974, 1978 e 2010. Uma tradicional Seleção que não tem um título de Copa do Mundo.

Seleção do Qatar

Como anfitriã, a seleção do país sede da Copa do Mundo participa, pela primeira vez, da Copa do Mundo.

Seleção do Senegal

A seleção africana participa pela terceira vez da Copa do Mundo. Sua participação mais expressiva foi em 2002, sua primeira Copa do Mundo, quando chegou nas quartas de final. Em 2002, foi uma das sensações da Copa fazendo frente a muitas seleções tradicionais.

20/11/22- Qatar (0) X Equador (2)

X

Hoje, iniciou-se a Copa do Mundo no Qatar. A Seleção anfitriã do Qatar enfrentou o Equador.

O jogo começou intenso, com cartão amarelo para dois jogadores do Qatar. Houve desarmes com carrinho, sem falta, de ambos os lados. As duas equipes utilizavam lançamento aéreo à longa distância. Como o Qatar decidiu esperar o adversário em seu campo de ataque, no primeiro tempo, o Equador conseguia trabalhar a bola. Aos quatro minutos de jogo, sai o gol equatoriano. Uma falta cobrada da intermediária, favorecida por erro de saída do goleiro, passe de voleio e conclusão de cabeça. O gol foi anulado por impedimento, mas ficou nítido que os jogadores do Equador se posicionam bem dentro da área.

Num contra-ataque equatoriano, o jogador entra na área e é derrubado, quando está driblando o goleiro. Pênalti cobrado com categoria, goleiro num canto e bola no outro. No segundo gol, a bola é cruzada na área e, de cabeça, o centroavante conclui marcando no canto do arco. As jogadas da Seleção do Qatar estavam sendo feitas por “ligação direta”, mas, no último minuto da primeira etapa, uma jogada trabalhada com trabalhada com troca de passes entre dois jogadores, na lateral do campo, culmina num cruzamento perigoso, mas o centroavante qatare não consegue concluir.

No segundo tempo, o Qatar joga avançado. Inverte-se o que aconteceu, na primeira etapa, e o Equador fica em seu campo defensivo. O Qatar passa a trabalhar mais a bola e cruzar na área. Num lançamento à distância, a bola é lançada do campo defensivo e quica em frente a área do Equador e, antes da bola cair pela segunda vez, um jogador do Qatar conclui com um belo chute por sobre o arco. Apesar da pressão do Qatar, o Equador teve oportunidades de concluir, uma delas foi interrompida por uma bela defesa do goleiro qatare.

O Equador manteve a vitória por dois gols, construída no primeiro tempo. A Seleção do Qatar não conseguiu marcar.


21.11.22 Holanda (2) X Senegal (0)

Aconteceu o jogo entre as Seleções consideradas, por muitos, com as favoritas do Grupo. Futebol europeu numa batalha com o futebol africano.

O Senegal jogou de modo ofensivo. com jogadores habilidosos que buscavam o enfrentamento individual. Uma equipe com bastante movimentação é rapidez. No primeiro escanteio do Senegal, havia uma formação de fila indiana na área do adversário. Os jogadores fizeram bons lançamentos e cruzamentos, mas a defesa holandesa interceptou lances que poderiam resultar em gol. Num dos lances de chute a gol do Senegal, o jogador que domina uma bola lançada, invade a área driblando o defensor holandês e chutando cruzado em direção ao gol, mas a bola bate no zagueiro. Senegal manteve constância em seu jogo até os 39 minutos do segundo tempo.

a Holanda parecia jogar num modo de contra-ataque de qualidade. O coletivo desta Seleção é de alta qualidade técnica. Num dos lances, com boa transição de bola, o atacante holandês dribla um defensor senegalês e o goleiro está saindo, já deitado, mas o holandês tenta realizar um segundo drible em outro defendo e acaba perdendo o gol. Contra-atacavam com passes rápidos, precisos e longos. Aos 39 minutos do segundo tempo, a Holanda marca seu gol com o centroavante se antecipando à saída do goleiro. O segundo gol resulta do rebote do goleiro.

Um jogo definido no final da segunda etapa. As duas seleções são muito bem treinadas.

25.11.22- Qatar (1) X Senegal (3)

Um bom jogo de muitas oportunidades. as duas equipes produziram lances de gol.

Senegal saiu na frente arcando dois gols. Senegal teve mais técnica e, num momento, dominou o jogo. Nos instantes finais, a Seleção do Qatar pressionou criando chances nítidas de gol. Enfim, a equipe anfitriã conseguiu marcar seu gol na Copa. A equipe qatare tem bons jogadores que trabalham bem a bola.

Senegal se recuperou da derrota, na primeira rodada. Venceu com dois gols de diferença zerando seu saldo que estava negativo. A equipe senegalesa tem jogadores de boa qualidade técnica que conseguem fazer lances individuais que perturbam a defesa adversária. Quando o Qatar criou chances de gol, o goleiro de Senegal faz excelentes defesas impedindo o empate.

Senegal ganhou vida no grupo e tem chances de classificação. Tudo será decidido na última rodada.

25.11.22- Holanda (1) X Equador (1)

Um jogo empatado com alta qualidade. Uma Seleção da Europa contra uma da América Latina.

As duas Seleções se portaram bem em campo. A Holanda, com seu elenco em renovação, abriu o marcador, numa jogada trabalhada. A equipe holandesa tem bons jogadores e trabalha bem a distribuição da bola. Os sul-americanos não se intimidaram e foram para cima. Assim como a Holanda, o Equador criou chances de gol.

Fisicamente, os jogadores equatorianos venciam os holandeses nas disputas de bola. Num escanteio cobrado, o defensor holandês afasta a bola, mas um equatoriano pega o rebote e conclui, de fora da área. O chute foi convertido em gol, mas foi anulado por causa da posição de impedimento de um atleta que participa, indiretamente, do lance. Os equatorianos mantiveram o bom posicionamento dentro da área nos lances de bola parada. Ambas as equipes criaram, até que o jogador equatoriano, que fizera dois gols no jogo anterior, faz o gol de empate. É um jogador em evidência que manteve seu destaque aproveitando as oportunidades.

Três equipes têm chance de classificação nesse grupo. Holanda e Equador lideram, mas Senegal pode se classificar.

29.11.22- Equador (1) X Senegal (2)

As duas seleções entraram em campo com chances de classificação. Decisão na última rodada deixa tudo mais emocionante.

Senegal precisava da vitória para se classificar, enquanto o Equador avançaria com um empate. A maior produção do jogo foi da equipe senegalesa. Nos primeiros dez minutos, Senegal criou duas importantes chances de gol, mas não teve êxito nas finalizações. Um pênalti foi marcado para Senegal e convertido em gol. O primeiro chute do Equador saiu, somente, nos minutos finais da primeira etapa.

O Equador consegue o empate num gol de escanteio. Um minuto e poucos segundos após o empate do Equador, Senegal faz mais um. Este gol classificaria os senegaleses, caso mantivessem o resultado. O Equador criou chances, mas não teve êxito em suas finalizações.

Vitória e classificação de Senegal. O Equador deixa a Copa com uma boa campanha.

29.11.22 - Holanda (2) X Qatar (0)

Um jogo dominado pela Holanda que venceu o Qatar. a Seleção do Qatar não conseguiu fazer uma resistência aos holandeses. Criaram poucas oportunidades, mas não tiveram êxito nas conclusões. Além dos dois gols, nos minutos finais, os holandeses chutaram uma bola no travessão. A Holanda teve um terceiro gol anulado, porque o atacante holandês usou o braço para dominar. Vitória simples e classificação holandesa.