Grupo B

Grupo B

O Grupo B tem Seleções com participações boas na competição, mas muito antigas essas boas atuações. A também uma Seleção novata no evento.

O Grupo B, composto por Inglaterra, Irá/Irão, Estados Unidos e País de Gales, tem duas Seleções do Reino Unido, Europa, uma norte-americana e uma asiática. Há uma campeã nesse grupo, a Inglaterra. Os ingleses são vistos como os criadores do futebol. O Irã/Irão em todas as suas participações no evento, sua Seleção foi eliminada na primeira fase. A Seleção dos EUA tem um número significativo de participações em Copas. Já ficou em terceiro lugar na competição, há muito tempo. Em suas poucas participações, a Seleção do País de Gales já chegou, há muito tempo, às quartas-de-final.

Seleção da Inglaterra

Os ingleses são conhecidos como os criadores do futebol. É uma Seleção tradicional nas Copas. Já participou mais de dez vezes do evento. Foi campeã em 1966.

Seleção do Irã

A Seleção asiática do Irã/Irão participa da competição pela sexta vez.

Seleção dos EUA

A Seleção norte-americana dos Estados Unidos da América é uma equipe que tem tradicional participação no evento. São mais de dez participações em Copas. Seu melhor desempenho foi em 1930 ficando com o 3° lugar.

Seleção de País de Gales

É a segunda participação da Seleção do País de Gales em Copas do Mundo. Em 1958, foi eliminada nas quartas-de-final.

21.11.22- Inglaterra (6)X Irã (2)

Um jogo polêmico entre uma seleção da Europa e outra da Ásia. Uma das equipes soube aproveitas as chances para levar vantagem.

De um lado, a primeira campeã da Copa do Mundo, do outro, uma Seleção com poucas participações no evento. Na equipe inglesa, os jogadores são conhecidos pelos grandes clubes que atuam, a maioria no futebol inglês. Pouco se conhecia sobre a Seleção do Irã que, apesar da derrota, mostrou ser bem treinada. O Irã, com sua proposta de se defender, conseguiu segurar o jogo até os 35 minutos do primeiro tempo. Após os 35 minutos, a Inglaterra fez três gols.

A Seleção da Inglaterra já estava pressionando antes de abrir o placar. Após seu gol, conseguiu impor se futebol. Na segunda etapa fizeram mais três gols. O Irã descontou com dois gols e teve até bola no travessão inglês. Um dos gols do Irã foi de pênalti. No começo do jogo, houve reclamação por um pênalti a favor dos ingleses, mas o árbitro de vídeo não deu. A partida foi paralisada várias vezes, mas teve acréscimos muito acima do normal, com acréscimos de 14 e10 minutos nas etapas. Praticamente uma prorrogação.

A Inglaterra venceu e fez saldo. Um bom resultado para tranquilizar, no início.

21.11.22- EUA (1) X País de Gales (1)

Uma Seleção norte-americana contra uma europeia. Duas equipes com poucas participações no evento.

A Seleção dos EUA jogou de um modo ofensivo, pressão constante. Num primeiro lance dos EUA, é feito um cruzamento na área e defensor galês desvia para trás, quase marcando gol contra, mas o goleiro salva dando rebote. No reaproveitamento do rebote, é feito um novo cruzamento com cabeceio a “queima roupa” salvo pelo goleiro. No lance do gol norte-americana, há uma rápida transição de bola com o avanço bola enfiada entre dois galeses para o jogador americano tirar do goleiro e marcar.

A Seleção de País de Gales ataca e chuta a gol. Num lance, um defensor galês impede a progressão do americano, com um carrinho na bola, na entrada da área. A Seleção galesa continua a atacar com cabeceio perigoso espalmado pelo goleiro americano e outro cabeceio de escanteio que passa por sobre o gol. Num cruzamento, na área, Bale sofre um carinho por trás e é marcado pênalti. Ele bate e converte para o País de Gales.

O jogo termina empatado. As duas equipes ficam com mesma pontuação.

25.11.22- País de Gales (0) X Irã (2)

A Seleção do Irã teve uma melhor produtividade com criação de lances, boa transição da bola, passes precisos e criação de lances de gol. O País de Gales também criou chances, mas não com a mesma constância que o Irã.

O jogo foi decidido nos últimos segundo do jogo. a partida estava empatada, até que o goleiro do País de Gales foi expulso. O jogador iraniano ia em direção ao gol, mas foi interrompido, com falta, pelo goleiro. Este veio com o pé alto, na altura do rosto do iraniano. Lance para cartão vermelho!

Foram acrescentados nove minutos de acréscimo. A partir dos segundos do minuto oitavo, o Irã fez seus dois gols. A Seleção iraniana tem uma boa transição de bola, passes precisos e bons finalizadores. Com o resultado, o Irã se recuperou da primeira derrota e ganhou vida no grupo. Tudo está em aberto!

A definição de quem avança para a próxima fase, ficou para a última rodada. Todos têm chances.

25.11.22- Inglaterra (0) X EUA (0)

A Inglaterra não conseguiu repetir a goleada que fez, na primeira rodada. Nenhuma das Seleções marcou! As equipes jogaram de igual para igual. Jogo com pouca criatividade. a melhor chance foi dos EUA, um chute no travessão. O jogo terminou empatado!

29.11.22 - Inglaterra (3) X País de Gales (0)

Os ingleses venceram País de Gales sem resistência! Marcaram três belos gols e avançaram para a próxima fase. Um dos jogadores marcou dois gols se destacando na partida. Os galeses não assustaram, logo, o goleiro inglês não teve trabalho. Dois níveis distintos de futebol entre essas Seleções.

29.11.22- EUA (1) X Irã (0)

As duas Seleções entraram em campo com chances de classificação. Os EUA precisavam da vitória, enquanto os iranianos precisavam do empate.

Os norte-americanos criaram jogas e chances de gol, mas nada que exigisse grandes defesas do goleiro iraniano. O Irã construiu jogadas, mas foi interceptado pela defesa americana. Numa jogada de bola alçada na área, ao receber um passe de cabeça, o atacante norte-americano converte o gol.

Os EUA continuaram a construir jogadas e, numa jogada de bola enfiada, o atacante parte para a área e faz um belo gol com a bola batendo na trave e entrando. O gol foi anulado por posição de impedimento. Depois, o Irã criou oportunidades, mas não teve felicidade nas finalizações.

EUA avança para a próxima fase. Os iranianos fizeram uma boa campanha.