Grupo E

Grupo diversificado com Seleções da América, Europa e Ásia. Estão presentes duas vencedoras da Copa sendo a Alemanha tetracampeã e a Espanha campeã. A seleção da Costa Rica já surpreendeu em uma de suas participações chegando às quartas-de-final. A Seleção do Japão vem desenvolvendo seu futebol. Em 2018, foi eliminada nas oitavas-de-final. Duas campeãs e duas seleções que podem surpreender no evento. Aguardamos as disputas!

Seleção da Costa Rica

A Seleção da Costa Rica participa pela sexta vez do evento. Sua melhor participação foi em 2014, quando chegou nas quartas de final.

Seleção da Alemanha

É sempre uma das favoritas por seu histórico. Tem mais de vinte participações no evento. A Alemanha é tetra campeã da Copa do Mundo.

Seleção do Japão

O futebol demorou a ser profissionalizado no Japão. O esporte se desenvolveu com o trabalho do brasileiro Zico. Parte da história do futebol japonês é mostrada no anime “Super Campeões”. O máximo que chegou foi nas oitavas de final.

Seleção da Espanha

A Seleção da Espanha tem mais te quinze participações no evento. Conhecida como a “Fúria Vermelha”, foi a campeã do evento, em 2010.

23.11.22- Alemanha (1) X Japão (2)

As duas Seleções se enfrentaram, num jogo de alta qualidade. Uma europeia e outra asiática.

A Alemanha, na Copa de 2018, foi eliminada na fase de grupos. O Japão, na mesma Copa de 2018, apresentou uma melhoria em seu futebol. O Japão teve um gol anulado por impedimento. A Alemanha passou a dominar o jogo criando muitas oportunidades. Numa saída do goleiro do Japão, é marcado pênalti a favor da Alemanha. Ocorre a conversão e os alemães ficam a frente no placar. Os germânicos fizeram um segundo gol, mas foi anulado por impedimento.

No segundo tempo, os alemães criam lances perigosos com bola na trave. A Seleção japonesa passa a ter outra postura e consegue fazer dois gols. O goleiro japonês se redimiu do pênalti que cometeu, no primeiro tempo, fazendo defesas milagrosas. Sem dúvida, o goleiro japonês ajudou a garantir o resultado. Ambas as Seleções estão com seus elencos renovados.

Venceu quem teve a melhor leitura tática do jogo. Os japoneses se superaram buscando o resultado.

23.11.22- Espanha (7) X Costa Rica (0)

A disputa entre aa Seleções da Europa e América do Norte. Foi um jogo dominado por uma Seleção.

Quem mandou no jogo, desde o início foi a Espanha. Impôs sua forma de jogar, sem nenhuma resistência do adversário. Fez belos gols, com uma perfeição de filme. A Seleção da Costa Rica não teve poder para se defender. Com seu medo de jogo, com envolvente troca de passes, a Espanha goleou a Costa Rica fazendo sete gols. Aproveitou a oportunidade e fez saldo!

27.11.22- Japão (0) X Costa Rica (1)

Disputa entre asiáticos e americanos. O Japão vem mais tranquilo, pois venceu na primeira roda, já a Seleção dá Costa Rica está pressionada por ter perdido, de goleada, na primeira rodada.

Um primeiro tempo sem chances nítidas de gol. As duas equipes criaram jogas, trabalharam bem a bola, mas não fizeram conclusões de risco. O Japão começou enérgico nos primeiros segundos de jogo com cruzamento e escanteio. A Costa Rica se portou bem, defensivamente, e conseguiu anular a Seleção japonesa. Uma equipe anulou a outra, por isso, no primeiro tempo, os goleiros não tiveram dificuldades.

No segundo tempo, o Japão voltou enérgico exigindo grande defesa do goleiro costa-riquenho, já no primeiro minuto. Nos primeiros cinco minutos, a Costa Rica ficou presa em seu campo defensivo. A Seleção japonesa marcava no campo de ataque, pressão constante. A Seleção da Costa Rica produziu pouco, mas, aos oitenta minutos, num erro defensivo dos japoneses, o jogador costa-riquenho rouba a bola tocando-a para seu companheiro que converte fazendo um belo gol encobrindo o goleiro japonês. O Japão ainda criou lances perigosíssimos com ótimos cruzamentos, mas não conseguiu converter em gol, às vezes pela falta de efetividade dos atacantes, outras vezes por méritos do goleiro da Costa Rica.

Com a derrota, a Seleção japonesa não conseguiu encaminhar sua classificação e a Seleção da Costa Rica ganhou fica. Tudo será decidido na última rodada!

27.11.22- Espanha (1) X Alemanha (1)

Um confronto entre Seleções da Europa. Ambas as Seleções com reformulações em suas equipes.

No início do primeiro tempo, a Alemanha foi envolvida pelo toque de bola espanhol. Literalmente, os espanhóis colocaram os alemães na roda de passe. Com a impecável troca de passes da Espanha, a Alemanha não consegui interromper os passes. Então, os alemães passaram a marcar em cima, desarmando o adversário e criando oportunidades. Nenhuma das equipes conseguiu converter chances em gol. A Seleção da Alemanha teve um gol anulado por impedimento.

No segundo tempo, a Alemanha sai para o jogo abrindo seu time. Os espanhóis, quando desarmam os alemães, têm grande espaço para conduzir a bola e armar jogadas, mesmo que o número de defensores alemães seja maior. Num cruzamento realizado, o atacante espanhol converte em gol. A Espanha continua a produzir suas jogadas e os alemães correm atrás do resultado. Os germânicos perdem chances de gol, seja por eficiência da zaga, ou mérito do goleiro. Enfim, aos oitenta e cinco minutos, a Seleção alemã consegue o empate. Parecem se contentar, pois começam a fazer cera.

A Alemanha ganha vida com o empate. Todas as equipes do grupo têm chances de classificação.

01.12.22- Japão (2) X Espanha (1)

Uma disputa entre escolas diferentes e com boas atuações na competição. Havia a possibilidade de o resultado do jogo paralelo interferir na classificação desses times.

A Seleção japonesa começou atacando, mas não teve êxito na conclusão. A Seleção espanhola foi para cima criando oportunidades e concluindo num cruzamento de bola aérea. Após marcar, a Espanha dominou o jogo, no primeiro tempo, com elevado número de toques. Depois que marcou seu gol, colocou o Japão na roda de passes. Acaba a primeira etapa com a Espanha vencendo.

No retorno do segundo tempo, o treinador fez alterações na seleção japonesa. Teve sucesso, pois o Japão buscou o empate com um belo chute de fora da área, logo no início. Três minutos depois, os japoneses viram o placar. Diferente do primeiro tempo, os japoneses dominaram a segunda etapa.  Nos últimos minutos, a Espanha fez uns chutes a gol, mas o goleiro japonês defendeu.

Japão e Espanha se classificaram à próxima fase. Um jogo bem disputado!



01.12.22- Costa Rica (2) X Alemanha (4)

as duas Seleções entraram em campo com chances de classificação. A depender do resultado paralelo, a Alemanha precisaria fazer saldo.

Os alemães começaram atacando e marcaram um gol aos nove minutos. Continuaram a atacar, mas o goleiro da Costa Rica fez grandes defesas. A Costa Rica criou uma oportunidade, mas o goleiro alemão defendeu. O maior número, de oportunidades foi da Seleção alemã, que jogou atacando.

No segundo tempo, a Costa Rica consegue um empate, após rebote do goleiro. Esse gol aumenta a exigência de os alemães fazerem saldo. Criaram oportunidades, algumas sem êxito. Diferente dos alemães que erraram muitos gols, a Costa Rica converte uma oportunidade virando o placar. A Alemanha correu atrás e virou o placar, com dois gols de diferença a seu favor.

Em momentos do jogo, as Seleções estavam classificadas, mas o resultado paralelo impediu a Alemanha. A Costa rica só dependia de si, mas não conseguiu.