Initial D- Third Stage
Takumi continua no colegial. Comenta com seu amigo Itsuki sobre as mudanças, desde colocou o novo tacômetro no 86.
Ryosuke Takahashi vai até o posto de gasolina que Takumi trabalha. Ele marca uma conversa para depois do horário de trabalho. Encontram-se, à noite, e Ryosuke fala sobre um projeto de construir uma nova equipe com os melhores pilotos da região e competir em outras prefeituras. Convida Takumi para fazer parte da equipe. Ryosuke elogia a técnica de Takumi e diz que ele precisa aprender a teoria para ser o mais rápido e compara com a técnica de seu irmão, Keisuke Takahashi.
Quando Ryosuke correu contra o 86, ele disse que, caso perdesse, iria se aposentar. Não deixaria de correr, mas de ser o número 1 da equipe. A única derrota de Ryosuke foi para o Trueno. Para correr com a equipe de Ryosuke, Takumi tem que deixar sua equipe SpeedStars. Ele entra telefona para Ryousuke e pede uma batalha contra Kyoichi Sudo, piloto do Evo 3 que venceu, quando o motor do 86 parou de funcionar. A batalha será no território dos Emperor.
Takumi vai até a pista dos Emperor e surpreende a todos com seus drifts ao descer pela estrada. Ryosuke tarbalha sua teoria do mais rápido e acredito no potencial do 86 com o motor Toyota AE-101 de 240 cavalos e 11000 rpm. Takumi quer se vingar de Kyoichi. Este não acredita no potencial do 86. Estão posicionados para correr. As regras da corrida foram estabelecidas por Kyoichi.
O 86 sai na frente para ser perseguido. É uma corrida semelhante a uma gincana, desafio de obstáculos. O piloto do Evo percebe que o 86 melhorou sua aceleração. Takumi faz derrapagens perfeitas na pista. No obstáculo da ponte, o Evo tenta ultrapassar o 86, mas Takumi vence com um drift arriscado. Kyoichi reconhece que o 86 de Takumi é um bom carro e o parabeniza pela vitória. Ele se sente satisfeito, não como se tivesse vencido, mas empatado.
Numa madrugada, Takumi sai para realizar a entrega de tofu e se depara com Keisuke parado na estrada. Keisuke fala sobre a equipe de seu irmão e reforça o convite para que Takumi se junte ao grupo. Keisuke acredita que serão aprimorados e ele será o melhor do mundo superando o 86 e correndo profissionalmente.
Um piloto, Kogashiwa, filho de Ken Kogashiwa, vai até o posto de gasolina e pergunta sobre o 86. o passado, Ken Kogashiwa era o maior rival de Bunta. Segundo Yuchi, chefe do posto, eles correram várias vezes e Bunta venceu a última. Ken tinha um estilo agressivo de pilotar. Bunta, casualmente, tem um encontro com Kogashiva, na estrada.
Depois de se cruzarem na estrada, o filho de Ken, Kai Kogashiwa, convence-se que tem que competir com o 86. Ele vai até o posto que Takumi trabalha e diz que sua intenção era derrotar Kyoichi e seu Evo 3, mas o 86 o derrotara antes. Por isso, ele desafia Takumi. Fica marcada a corrida do SW-20 contra o 86. Bunta diz que Takumi perderá. A disputa será na pista de gincana em que Takumi venceu Kyoichi. Bunta o aconselha dizendo que o ponto de vencer a corrida está no trecho da última ponte.
Ken instrui Kai para que façã uma corrida que vença na técnica. Kai ignora seu pai dizendo que ele não está bem da cabeça e que pode ser mais rápido que o 86. Ken diz para fazer uma corrida consistente atacando na segunda parte da corrida. Desde pequeno, Kai recebeu treinamento em kart. O 86 e o SW-20 chegam à pista dos Emperor. Kai estabelece por regra que quem cruzar a terceira ponte vence! Os irmão Takaheshi vêm para assistir. A Corrida começa!
A corrida começa e o 86 toma a frente. Kai segue o conselho de seu pai e persegue o Trueno. Ele consegue ver as manobras do 86 e evitar a subviragem em seu SW-20. Há vento forte na pista. Na descida, Kai consegue acompanhar as linhas de Takumi. Numa curva, o SW-20 ultrapassa o Trueno passando por sobre os obstáculos da pista.
O vento traz muitas folhas para a pista. O 86 foi superado na curva 33. Takumi tenha vencer nas curvas, mas o SW mantém a liderança fazendo seu carro pular sobre os declives. Ao “pular” os obstáculos, Kai segue uma linha invisível para melhor condução de seu carro. Numa curva, Takumi usa o mesmo recurso de Kai e salta um obstáculo. Mesmo assim, o SW continua na frente.
Por ficar atrás de seu adversário, Takumi pode ver a técnica do SW. Fica impressionado com a habilidade de seu rival e lembra que Bunta lhe disse que perderia e o aconselhou para aproveitar a época de folhas secas e dominar as curvas com sua técnica, já que a estrada é bem estreita. Segundo o conselho de Bunta, o lugar decisivo da corrida é a ultima ponte. Ele disse a Takumi que, nessa época, as plantas das laterais da pista estavam secas e que tinha que aproveitá-las na descida, antes da primeira ponte.
Com as plantas secas, Takumi percebe o desnível lateral da pista e usa a mesma como sarjeta. Ao usar a lateral, o 86 fica lado a lado com o SW. Takumi acelera até atingir os 11000 rpm do tacômetro. Kai toma a frente, parcialmente, com a ponta do SW. No final, os dois carros salta e, quando chegam no chão caem sobre as folhas secas fazendo Kai perder o controle. O 86 segue adiante e Takumi vence.
Após a corrida, Takumi tem um encontra com Mogi, sua paixão da escola. É inverno e ela pergunta o que Takumi fará no natal. Eles falam sobre o sentimento de gostarem um do outro. No dia de natal, Mogi vai até a Loja de tofu procurar Takumi, mas ele não está. Bunta sugere que ela o aguarde dentro de casa. Preparam a decoração e, na árvore, Mogi enfeita com um 86. Quando chega em casa, Takumi é recepcionado com a surpresa de Bunta e Mogi.
Mogi está trabalhando numa lancheria. Durante seu expediente, aparece um jovem, Miki, que parece conhecê-la. ele a convida para sair, após o trabalho. Takumi já ficara irritado com Mogi, porque essa saia com alguém que tinha uma Mercedes. Ela sai com o rapaz e ele tenta cantá-la, mas ela recusa e pede para que a deixe descer. Ele fica brabo e faz o carro arrancar em alta velocidade.
Mogi está com o celular no bolso. Takumi está saindo de seu trabalho. Miki leva Mogi para um lugar isolado e tenta forçá-la a algo batendo nela. Discretamente, ela consegue clicar o celular e ligar para a casa de Takumi. Ninguém está em casa. Mogi consegue fugir do carro e liga para a casa de Fujiwara. Takumi está entrendo em casa e atende. Ouviu o pedido de socorro de Mogi. Elá é imobilizada por Miki que bate nela e seu celular cai na neve.
Ele fica irritado, quando ouvi Mogi pedir ajuda a Takumi. No colégio, Takumi já havia brigado com o rapaz, porque estava falando mal de Mogi. Fujiwra vai com seu 86 socorrer Mogi. O Trueno cruza com eles e Takumi faz o retorno e começa a segui-los. Começa uma batalha por Mogi. O rapaz tem convicção que seu 4-WD é o melhor sobre a neve. Takumi faz o seu drift e alcança o veículo. O 86 cola atrás do veículo e, numa curva
Após Miki bater, Mogi si do carro e vai embora com Takumi. Ela se desculpa por ter entrado no carro de Miki. Eles param para conversar e Mogi explica sobre o homem da Mercedes, com quem saia, anteriormente. Ela disse que começou a trabalhar na lancheria, para reparar seu erro. Takumi admite seu sentimento verdadeiro para Mogi.
Takumi vai ao encontro de Ryosuke para falar sobre a nove equipe criada. Ele pretende entrar, mas antes, ele e Ryosuke fazem uma batalha, em Akagi, terreno dos RedSuns. Ryosuke perdera para o 86 em Akina, sua única derrota. pelas regras da corrida, o Trueni perseguirá o Mazda. Não importa quem sairá vencedor, mas que os pilotos corram ao máximo. Ryousuke fica surpreso com o aprimoramento da técnica de Takumi.
Takumi é graduado em sua escola e passará a trabalhar numa empresa de transporte. Participará da equipe de Ryosuke para se tornar um piloto profissional.