A segunda fase do evento, decidida num jogo só. Os dois melhores de cada grupo se classificaram para as oitavas. Enfrentam-se no chaveamento, conforme combinação entre primeiro e segundo colocados de cada grupo que se cruza.
03.12.22- Holanda (3) X EUA (1)
Duas escolas diferentes que se enfrentaram, num jogo emocionante. Jogo intenso com produtividade das duas Seleções.
Os holandeses saíram na frente marcando seus gols. Antes disso, a Seleção dos EUA criou oportunidades, mas não marcou por causa das defesas do goleiro holandês. A Seleção holandesa, desde a primeira fase, vem mostrando um jogo técnico, com lançamentos longos e rápida troca de passes. Assim, construiu suas jogadas convertidas em gol.
A Seleção norte-americana continuou a persistir até encontrar seu gol. Num cruzamento rasteiro, o atacante americano dá um toque sutil na bola e ela cai, como que por cobertura, no gol vencendo goleiro e zaga. A partir do gol norte-americano, o jogo parecia tomar uma nova dinâmica, com pressão norte-americana, milagres do goleiro holandês e atuações excepcionais dos zagueiros impedindo o gol americano. Não conseguiram converter e os holandeses ampliaram.
Holanda avançou para a próxima fase desenvolvendo seu futebol. Os norte-americanos, apesar da boa atuação, foram eliminados.
03.12.22- Argentina (2) X Austrália (1)
Um jogo intenso até o último minuto! As duas Seleções jogaram de igual para igual.
A Austrália, no início, propôs um jogo de pressionar a Argentina. Os australianos criaram oportunidades, mas não converteram. A Seleção Argentina encontrou seu futebol criando grandes jogadas, com excelente troca de passes. Individualmente, Messi conseguiu fazer jogas como faz no clube que atua. Foi dele o primeiro gol pegando uma bola mal dominada e chutando a gol.
Num erro de recuo de bola para o goleiro, os argentinos marcaram o segundo gol. O goleiro australiano estava driblando o atacante argentino, mas não percebeu a chegada de outro atacante que pressionou e roubou a bola para marcar. No lado australiano, um jogador fez uma bela jogada driblando quatro argentinos e invadindo a área, mas, na hora da conclusão, foi interceptado pelo defensor argentino. Os australianos descontaram deixando o placar apertado. No último instante do jogo, uma bola na área e o jogador australiano gira para bater, mas o goleiro argentino faz grande defesa garantindo a vitória.
As duas Seleções correram atrás do resultado. Os argentinos tiveram sucesso e avançaram de fase.
04.12.22- França (3) X Polônia (1)
Seleções com grandes jogadores fizeram uma boa disputa. Os franceses saíram vitoriosos.
A Polônia, num primeiro momento, tentou pressionar a França com uma marcação avançada. Os poloneses criaram chances, mas não conseguiram converter em gols. Os franceses têm bom toque de bola, qualidade técnica na criação das jogadas. A França marcou seu primeiro gol e se encontrou na partida. A transição e domínio de bola dos franceses estava em alto nível.
O segundo gol francês resultado de um afastamento de bola e belo domínio por parte do jogador francês. Avançaram, em linha, em igualdade no número de jogadores e marcaram com um belo contra-ataque. Os franceses fizeram o terceiro. Mbappe marcou duas vezes. Nos minutos finais, um pênalti foi marcado para os poloneses e fizeram o gol de honra. Na primeira batida, o goleiro defendeu, mas o juiz mandou voltar.
Os poloneses terminaram sua participação no evento. Os franceses mantiveram o bom futebol apresentado, na primeira fase, e avançaram às quartas.
04.12.22- Inglaterra (3) X Senegal (0)
Uma Seleção se sobrepôs a outra. Os ingleses tiveram o domínio da partida.
Nos primeiros lances, a Seleção de Senegal teve oportunidades, mas não conseguiu converter em gol. Os ingleses passaram a dominar a partida com seu time jovem. A transição de passes da Inglaterra ocorreu de forma precisa e rápida. A atuação da Seleção inglesa tinha a mesma intensidade e mecânica de times da Liga inglesa.
A Seleção de Senegal não conseguiu apresentar uma alternativa de jogo alternativo o time parar os ingleses. Sem resistência, os ingleses venceram, naturalmente. Os senegaleses estavam desfalcados, mas o coletivo da equipe não conseguiu parar a Inglaterra. Foi uma partida de uma seleção.
Senegal foi eliminada nas oitavas. Os ingleses avançaram com sua jovem Seleção apresentando uma mecânica de jogo.
05.12.22- Japão (1)X Croácia (1) -Pênaltis- (1) X (3)
Disputa entre uma equipe que ficou nas oitavas da última Copa e a segunda colocada, em 2018. Foi o primeiro jogo com prorrogação e pênaltis.
Os japoneses conseguiam trabalhar mais a bola tendo espaços nas laterais. Criaram algumas oportunidades e marcavam sob pressão. Os croatas também criaram oportunidades perigosas de gol, mas a defesa japonesa soube se portar bem. Ambos os goleiros fizeram defesas decisivas. No final do primeiro tempo, 42 minutos, os japoneses abriram o placar.
Nas vitórias anteriores do Japão, a Seleção japonesa sempre saiu atrás no placar buscando o resultado. Essa foi a primeira vez que o Japão teve vitória parcial. Nos primeiros momentos do segundo tempo, os croatas empataram com um belo cabeceio. As equipes criaram chances, mas o jogo foi para a prorrogação. Nesta, criaram oportunidades, porém faltou efetividade para concluir. Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro croata e os japoneses erraram três pênaltis.
Venceu quem teve felicidade na cobrança dos pênaltis. A Croácia avançou para a próxima fase.
05.12.22- Brasil (4) X Coreia do Sul (1)
Um jogo com oportunidades de ambos os lados, mas de domínio brasileiro. O brasil teve efetividade nas conclusões.
A Coreia do Sul tomou dois gols muito cedo. Além dos gols, percebia-se uma Seleção brasileira com superioridade técnica sobre os croatas. Sempre que o Brasil atacava, quatro jogadores estavam presentes na área. Bom posicionamento tático da Seleção. Os sul-coreanos tentaram o empate com belos chutes a gol, mas o goleiro brasileiro fez grandes defesas.
O Brasil ampliou o placar mostrando o entrosamento da equipe. Os coreanos criaram oportunidades de risco, mas o goleiro brasileiro impediu o sucesso nas finalizações. O Brasil ampliou o marcador e a Coreia do Sul não conseguiu converter suas chances em gol. a seleção brasileira demonstrou um bom entrosamento e um acréscimo com a participação do jogador Neymar, que esteve ausente contra Camarões.
Com a eliminação da Coreia do Sul, o futebol asiático ficou sem representação. Brasil avança à próxima fase.
06.12.22- Marrocos (0) x Espanha (0) - Pênaltis 3X1
Uma disputa entre equipes vista, por analistas, de formas completamente distintas na Copa. Uma considerada zebra e a outra favorita.
Foi um jogo de pouca criatividade. Ambas as Seleções criaram oportunidades, mas nada de efetividade constante. A Espanha propôs seu futebol de toque de bola sem objetividade. Tem altíssimo percentual de posse de bola, mas não cria oportunidades. A Seleção marroquina não teve oportunidade para concluir chances de perigo de gol.
Por falta de objetividade ou qualidade técnica o jogo foi para a prorrogação. Marrocos perdeu duas oportunidades, porque faltou qualidade nas finalizações. No último minuto, a Seleção espanhola teve uma conclusão que bateu na trave. A decisão foi para os pênaltis e brilhou a estrela do goleiro de Marrocos. Os espanhóis perderam três pênaltis.
A Espanha com seu elenco renovado foi eliminada da Copa. Marrocos avançou para a próxima etapa.
06.12.22- Portugal (6) X Suíça (1)
Foi um jogo de uma Seleção só. Os portugueses golearam os suíços. O jogo iniciou com algumas inquietações sobre CR7 estar no banco de reservas. Quem o estava substituindo marcou três gols nessa partida. A Suíça descontou, mas os portugueses ampliaram a vitória. Suíça eliminada e Portugal segue avante!