09.12.22- Croácia (1) X Brasil (1) - Pênaltis (4) X (2)
Uma representação do futebol sul-americano contra uma europeia. A segunda colocada, na Copa anterior, enfrentou a Seleção brasileira.
Os croatas vieram de uma disputa por pênaltis contra o Japão. Os brasileirios vieram de goleada contra a Coreia do Sul. A Seleção brasileira não encontrou a mesma facilidade para marcar como fez com os coreanos. Os brasileiros não conseguiram criar muitas oportunidades, porque a Croácia anulou o jogo do Brasil fazendo uma boa marcação.
No segundo tempo, a Seleção brasileira criou chances nítidas de gol, mas o goleiro croata fez defesas excepcionais. No primeiro tempo da prorrogação, os brasileiros tabelaram a bola e o jogador Neymar fez um belo gol. Faltando quatro minutos para acabar a prorrogação, os croatas contra-atacaram e marcaram o gol de empate. Nos pênaltis, o goleiro croata brilhou e os croatas converteram suas batidas.
A Seleção brasileira fica nas quartas, novamente. Croácia avança para a próxima fase.
09.12.22 - Holanda X Argentina
Mais uma disputa entre escola europeia e sul-americana. Seleções com jogadores de destaque internacional.
As suas Seleções vieram de vitórias difíceis na rodada anterior. Ambas criaram oportunidades, mas o domínio foi da Argentina. No primeiro gol, Messi descola um passe para seu companheiro ficar em posição de converter o gol. Os argentinos abrem o placar. No segundo tempo, a Argentina tem um pênalti a seu favor e amplia o placar.
Nos últimos minutos, o jogador holandês cabeceia e faz o gol de desconto. No último minuto, há uma falta em frente a área. a cobrança é feita de forma ensaiada permitindo que os holandeses empatem. O jogo vai para a prorrogação. A Argentina pressiona, mas não converte. No último minuto da prorrogação, há um chute na trave do gol holandês. A partida vai para os pênaltis e o goleiro argentino faz grandes defesas.
A Argentina vence e avança. Os argentinos são os representantes da América do Sul na Copa!
10.12.22- Marrocos (1) X Portugal (0)
Um jogo histórico das quartas entre escolas da Europa e África. Duas equipes com chances de avançar.
A Seleção portuguesa não encontrou a facilidade que teve contra a Suíça. Os portugueses vinham de uma goleada, enquanto os marroquinos passaram por uma decisão por pênaltis contra a Espanha. O início do jogo teve lances para os dois lados, com os goleiros fazendo grandes defesas e bola na trave. O gol saiu do no fim do primeiro tempo.
Os marroquinos conseguiram converter um cruzamento, num belo cabeceio do atacante. Portugal criou chances, após o gol de Marrocos, mas não conseguiu converter. A defesa marroquina estava bem postada e desarmava os portugueses. Marrocos teve dois contra-ataques rápidos, mas não converteu. Um marroquino foi expulso, mas a vantagem numérica, nos acréscimos, não beneficiou os portugueses.
Marrocos segurou a vitória e avançou na competição. A Seleção de Marrocos entra para a história como a Seleção africana que chegou mais longe na Copa.
10.12.22- Inglaterra (1) X França (2)
Duas escolas da Europa se enfrentando num clássico. Ambas venceram, sem dificuldade, na fase anterior.
No início do jogo, os ingleses criaram mais oportunidades, mas não tiveram efetividade para marcar. A França se postou muito bem defensivamente. Via-se todos os jogadores franceses, em momentos da partida, no campo defensivo. Num contra-ataque dos franceses, após desarmarem os ingleses de um lado do campo a outro, ocorreu um a rápida transição de bola. A defesa defesa inglesa estava recomposta, mas o belo chute, de fora da área, rasteiro, venceu o goleiro inglês.
A Inglaterra continuou a criar e a França jogando no erro dos ingleses. Um pênalti, com revisão do Var, foi marcado e a Inglaterra conseguiu empatar. A França pressionou criando chances. Num chute do centroavante francês, o goleiro inglês fez grande defesa. Um minuto depois dessa grande defesa, o mesmo centroavante recebe um cruzamento e converte de cabeça. Nos minutos finais do tempo regulamentar, a Inglaterra teve mais um pênalti. O jogador chutou por sobre o gol.
Foi um jogo de muito cuidado de ambas as equipes. A França avançou para a próxima etapa.