Special Rescue Command Solbrain

Surge uma nave estranha que põe Tókio em perigo. O departamento da Polícia Metropolitana, Solbrain, é acionado.

Massaki deixou o Winspector e formou a nova equipe Solbrain que é composta por Daiki, Leiko, Jun e demais integrantes como computador inteligente e centro de observações. A nave ataca a cidade causando grandes estragos e explosões. Forças Armadas investigam, mas desconhecem a origem da nave. Massak percebe que são ondas eletromagnéticas e crê que a nave está sendo coordenada de um centro de pesquisas.

Manda Daiki investigar. Uma criança leva Daiki até o pesquisador, seu pais. O experimeto se trata de um cérebro artificial, E-320, autônomo que comanda a nave. O cérebro reivindica um corpo e escolhe o corpo do filho do dr. Este submete seu filho ao experimento, mas E-320 se rebela e a nave ataca o prédio. O cérebro diz que destruirá o Centro de Pesquisas, para que ninguém, além do dr., o coordene.

Um grande incêndio começa e Daiki sai do prédio para ir a seu carro de transformar com a armadura especial. A equipe Solbrain é acionada e todos vão para o local. O Solid Saver 1, nave do Solbrain, é acionado. Daiki entra no prédio e solta Kazu, mas o E-320 ataca SolBraver. Quando Solid Saver aterriza, o resto da equipe desembarca e SolJeanne também se reveste da armadura especial. Ela entra no prédio para ajudar.

Não há um inimigo específico, que vai do início ao fim da série. Há casos de ameaça contra o Solbrain, mas sem uma organização longínqua. A equipe de Massak enfrenta adversários com poderes tecnológicos, resgata refém. Um novo robô entra em cena, SolDouzer, um reforço da equipe.

Num dos episódios, uma colega dos tempos de academia aparece, um velho conhecido de Daiki. Ele é um bom atirador e chefe de polícia. Okayama uma indignação por escolheram Daiki para compor o Solbrain e não ele. A armadura especial de Daiki estava sendo levada, num carro do Solbrain, para serem feitas observações da mesma. O carro sofre um ataque e a roupa especial é roubada. O bandido usa a roupa e ataca Massak no estacionamento.

O Solbrain interroga Okayama e investiga todos os suspeitos. O policial Sassamoto tinha pedido demissão da polícia. Ele concorreu com Daiki para ser o capitão do Solbrain e Daiki foi o selecionado. Massak suspeita que Sassamoto quer se vingar. O falso SoldBraver aparece e ataca SoldJeanne.

O bandido telefona para o Solbraine fala com Daiki ameaçando matá-lo com a roupa especial. A armadura Solid que foi roubada está para ser extinta. Sassamoto Liga para a central e convoca Daiki a enfrentá-lo sozinho. Ele usa uma nova armadura e vai enfrentar o falso SoldBraver.

O tempo da armadur Solid usada por Sassamoto estava acabando. Daiki consegue salvar Sassamoto. O prédio esta pegando fogo e há uma criança dentro. O tempo da armadura de Daiki também está acabando, mas ele vai até a criança e consegue socorrê-la.

Os personagens são bem explorados, como por exemplo, os sentimentos do robô SolDouzer. Este já entrou em ação ajudando seus companheiros num incêndio. SolDouzer tinha só três meses e estava sendo levado para o Centro de Tecnologia para com o objetivo de ser aperfeiçoado. Num episódio, um computador que imita a mãe de uma menina, convida a garota a comparecer num prédio para encontra-la. A garota vai ao prédio e lá está instalada uma bomba. Para resgatar a menina, o novo SolDouzer abre caminho furando a parede. O aperfeiçoamento de SolDouzer o capacitou para mais recursos.

O novo SolDozer utiliza seus novos recursos para entrarem no prédio e salvarem a menina. mais uma missão cumprida!

Num dos episódios, um grupo de crianças é levado para conhecer o Solbrain. Toda a estrutura do departamento é mostrada às crianças. Quando visitam o SolidSaver1, imperceptivelmente, um garoto instala um aparelho  que dá interferência no SS1 exigindo comandos fora do normal. Estava decolando sem comando. O coputador do departamento, Cros, descobre que a nave está sofrendo interferência de ondas.

Misteriosamente, a nave some do radar. Daiki acorda aprisionado num quarto e o garoto que instalou o aparelho de interferência diz que roubaram a nave. O SS1 está no pátio. O Solbrain chega onde está SoliSaver, mas o pais do garoto tem uma arma misterioso que reduziu o tamanho do SS1. Os policiais não encontra a nave, pois foi reduzida ao tamanho de um brinquedo. Seu tamanha original tem mais de 30 metro. As crianças foram encontradas em outro local e deram relatos sobre alternância de tamanhos. Massak suspeita e pede para que o computador investigue as manchetes de jornais.

O garoto e seu estão fazendo experiências para diminuir a matéria. Quando reduzido de tamanho, o objeto fica assim durante 5 minutos, depois volta ao normal. Kashahara quer que Daiki exploda a fábrica que trabalhava usando a nave. Os companheiros de Daiki investigaram a empresa e souberam que Kashahara  ainda se demitido. Vão atrás dele. Daiki tenta conduzir o SS1, mas o dr, acione as ondas elétricas e comanda a nave. O SS1 vai em direção ao prédio e tem seu tamanho diminuído. Uma bomba já havia sido instalada na nave. Laser atingem o aparelho de interferência e o SS1 volta ao normal. Ele tira a nave do prédio, antes que a bomba exploda.

Após saírem do prédio, a bomba exploda. O SS1 volta ser comandado pela equipe e apaga as chamas da fábrica. As coisas voltam ao tamanho normal e o pesquisador é preso.

Em outro episódio, a arma GigaStreamer do Wisnpector chega ao Japão. O Wisnpector foi desfeito e seus agentes foram convidados pela Polícia Internacional para atuarem na França.

A arma voltou ao chegou para ser potencializada. Ela está pronta e precisa ser testada. Massak delega a missão de testar a Daiki, pois crê que, além de Liuma, Daiki é o único capaz de usar o GigaStreamer. Ele testa a arma e, no primeiro momento, não suporta os impactos da armas, mas persiste e consegue dominá-la. O Wisnpector volta ao Japão, mas não informa ao Solbrain. Riter e Biker são vistos por Jun e Leiko. Daiki encontra Liuma, supostamente atirando numa criança. Massak estranha o comportamento do SWP.

Righter e Bike se encontram com o Solbrain. Não sabem onde Liuma está. Cros noticia que há um tiroteio e Liuma está disparando. O Solbrain chega ao local e vê o tiroteio. Ogawa persegue Messyer que se descontrolou e está prestes a explodir, em Tóquio. Esse robô tem a capacidade de mudar sua forma se transformando em homem, mulher, criança. Fez uma família de refém e mudou sua fisionomia e está indo atrás de onde trabalha o dr. Fujinami, na Compania Elétrica, especialista em criar robôs especiais. O robô chega na Companhia e tenta matar o dr.

Solbrain é avisado sobre um incêndio na Companhia. Solbrain e os integrantes do antigo Winspector entram em ação. Salvam a todos e o dr. diz que o robô veio porque está retomando a consciência humana. Enquanto o robô vê algumas fotos e tem lembranças, Flyer o encontra e tenta aniquilá-lo com o GigaStreamer, mas Solbrave o impede. Daiki acredita que o Messyer possa ser um humano.

Daiki questiona se Messyer é um humano. Ele responde dizendo que o robô foi construído com o cérebro de alguém que tinha sofrido um grave acidente. Ele explica sobre a bomba programada instalada em Messyer, e Massak o questiona se consegue tirar a bomba. Diante da impossibilidade disso, Liuma pensa em trazer Messyer para Tóquio e explodi-lo. Daiki se contrapõe a Liuma, pois acredita que possa ser um humano. O argumento de Liuma convence Daiki.

Messyer vai até seu antigo endereço e vê sua esposa e filha, mas elas não percebem sua presença. Ele liga para o Solbrain e pede que tirem a bomba instalada em seu corpo, caso contrário, explodirá, dentro de três horas, no centro de Tóqui. Massak pede que ele comparece ao Solbrain, mesmo sabendo que a cirurgia é impossível. Quando ele chegar na central, Massak e Liuma pretendem levá-lo para longe da cidade. Messyer chega no local e não vê o dr., percebe que está sendo enganado. Como garantia instalou uma bomba em outro local da cidade. Massak diz a ele que a cirurgia é impossível e Messyer atira e foge.

Daiki e Liuma vão atrás de Messyer, enquanto os outros procuram a bomba. Liuma tenta usar a GigaStreamer, mas Messyer o abate. Quando Flyer cai, Daiki chega no local, o robô pula a ponte e foge. Liuma entraga a GigaStramer a Daiki e diz para que siga Messyer e atire sem piedade. A bomba foi descoberta e desarmada. Daiki é noticiado sobre a direção de Messyer e o aguarda no local. Solbraverusa a arma, mas erra, propositalmente. Daiki pede para que Messyer vá para longe. Ele obedece e dirige seu carro para o lugar da explosão.

Solbrain conclui mais uma missão. Liuma entra a GigaStreamer a Daiki e diz que ele é digno de usá-la.tro capítulo,

Em outro capítulo, Jun está fazendo um lanche e consegue um menino expert em computação. Ele leva o garoto para conhecer o Solbrain. Quando chega na central, o garoto mostra o seu conhecimento de computadores e estuda a GigaStreamer. Ele pede para ver a planta da arma, mas não é mostrada, porque é um projeto secreto. Misteriosamente, os dados da GigaStreamer foram publicados. O garoto inteligente é fruto de uma experiêcia do pai, que o submeteu a uma máquina de evoluir o cérebro.

Uma empresa de um componente do GigaStramer é roubada. Solbrain investiga o caso. As demais crianças apresentam a Akira o projeto do Império das Crianças. Ao investigar o garoto, Solbrain descobre que o pai de Akira é um grande cientista. Este cientista desapareceu, quando o aproveitamento escolar de Akira atingiu o máximo. O garoto mantém seu pai preso. Um integrante da equipe de Akira tenta fugir do país e Solbrain é notificado por Cros, o computador. A equipe chefiada pelo garoto conclui a construção de um GigaStreamer. A arma é testada e Akira pretende utilizá-la para ser o líder do Império das Crianças.

O integrante preso confessou o crime. Akira se revolta e tenta matar um de seus funcionários. Solbrain chega no local e Akira ataca. As crianças atacam SolDouzer e SolJeanne. Daiki persegue Akira e é atacado com o a cópia do GigaStreamer. Gaiki usa a GigaStramer verdadeira e consegue parar o carro. Ele persegue Akira que revida com a cópia da GigaStreamer.  Akira tenta tirar a própria vida, mas Solbraver impede que isso aconteça e salva o menino.

Daiki resgata Akira e pede para que o pai do garoto faça a cirurgia para seu cérebro voltar ao normal. A cirurgia foi bem sucedida e Akira voltou a ser uma criança simples.

Num dos episódios, uma criança é sequestrada, vítima de uma ilusão de um palhaço. Essa criança é filho de Nakata, diretor de uma firma. O sequestrador liga para Nakata e informa sobre uma bomba-relógio em sua firma. A bomba explode e a firma é incendiada. O Solbrain entra em ação para resgatar as pessoas e parar o incêndio.

 

Após a solução do problema da fábrica, Solbrain recebe informações sobre o sequestro do filho do diretor. Investigam o passado do dr. e percebem ser uma pessoa bem quita, sem inimigos. Daiki se questiona sobre uma possível relação emtre o sequestro e a bomba que explodiu, pois os acontecimentos ocorreram no mesmo dia. O Solbrain investiga, no parque de diversões e o sequestrador envia seu subordinado para barrar o Solbrain. Ele enfrenta Jun e consegue abatê-lo.

Após Jun ser abatido, Leiko vai resgatá-lo. O adversário deixou um bilhete sobre as costas de Jun. Jun é hospitalizado e Daiki vai vê-lo. O bolhete deixado sobre as costas de Jun pedia o valor do resgate, 50 milhões de Ienes, e marcava data, local e horário do encontro. O bilhete pede que o dr. vá sozinho com o dinheiro. Cros tem a identificação do criminoso e um integrante do Solbrain o conhece de um torneio de lutas, ocorrido na Europa. É ele que cuida do menino sequestrado. Quando ele faz um truque e o menino descobre, tem uma perturbação e se transforma.

Chegam ao lugar da negociação. Duas bombas estão armadas e, quando Daiki as desarma percebe que são de brinquedo. O sequestrador liga e diz que a negociação foi cancelada, por causa da presença da polícia. Ele avisa que instalou uma bomba verdadeira e falta 10 minutos para explodir. SolBraver encontra a bomba e, quando vai desarmá-la, o adversário o enfrenta. O inimigo enfrenta o Solbrain, mas Massak informa que um companheiro irá ajudaá-lo. Surge NightFire, com uma nova arma, o Nitrogun. Ele resgate Solbrain e depois se mostra como Liuma Ogawa.

Na central do Solbrain, Liuma apresenta dados sobre o adversário que se transformou em robô. O adversário, ex-lutador, foi transformado com a substância OG-9, usado numa experiência, após ser salvo. Massak explica ao Solbrain sobre a confecção da potente armadura de NightFire para combater os inimigos. Oma recebe as instruções do sequestrador e chora. O garoto sequestrado diz gostar de Oma, mesmo com sua forma estranha. 

Solbraver testa a NitroGun. Experimenta todos os três modos da arma. NightFire aparece usando uma NitroGun. Ele diz a SolBraver que devem usar o máximo de recurso da arma. Liuma fala em usarem o ComninationPlay, ambos atirando de forma combinada.

Após o teste da arma, Leiko informa Daiki que há uma ligação entre Nakata e o sequestrador. O sequestrador explica Mitsu sobre o porquê do sequestro. Falou que a firma de seu pai  tinha um grande experimento concretizado para entrar no mercado. Antes do produto entrar no mercado, houve escândalos e vazamento de informações. Daiki e Liuma questionam Nakata pedindo explicações sobre a causa da empresa ter falido e se juntado a outra se tornando um grande empresa. Nakata foi o único promovido como diretor, pois a outra firma o subornou para ter o projeto do pai de Takaoka. Este disse ao garoto que seu pai é um traidor que traiu a firma e os 300 funcionários que nela trabalhavam.

Ele pergunta ao garoto se gosta de seu pai. Relata que, após a falência, seu pai tentou matar matar a família fazendo-os ingerir o veneno. Seu pai e sua mãe morreram, mas Takaoka foi salvo pelos vizinhos e sobreviveu. O Solbrain recebe uma ligação de Takaoka, que os observa à distância, e avisa que armou uma bomba que explodirá às 14h e que Mitsu está no local da bomba. Faltando uma hora para a explosão, o parque é evacuado e vão atrás da bomba. Não encontram a bomba, após vasculharem tudo.

Percebem que a torre do parque não foi vistoriada. Faltando meia hora para a explosão, vão até a torre. A equipe entra na torre e SolJeanne é pega pelo adversário, que está transformado num monstro com muitos braços.  Sobraver e NigthFire intervêm e lutam contra o monstro. Takaoka ataca e foge do local. O monstro chora ao ouvir que Mitsu gosta dele. Não suporta o estágio avançado da substância e morre. Massak entra em contato com o ICPO e consegue a permanência de Liuma. Este atuará junto ao Solbrain como ICPO NightFire.

No episódio 36, Daiki socorre um menina que está sendo sequestrada com o consenso de seus pais que vêem e nada fazem para impedir. Liga para a central, mas diz que o número não existe. Após socorrer a garota, no noticiário, é veiculado que ele sequestrou a garota. A polícia tenta prendê-lo, mas ele foge e fere um policial. Daiki suspeita de um velho que viu na rua, conhecido, anteriormente. Quando chega num lugar segura, tenta telefonar e percebe que o fio do telefone está cortado. Neste mesmo telefone ele recebe uma ligação de Massak dizendo para se entregar. A TV liga sozinha e mostra os pais da garota e, depois o velho.

Vão a casa da garota e encontram a mesa servida, mas a casa vazia. a TV liga sozinha e aparece o velho fazendo propaganda do Kid Game Soft anunciando para as crianças comprarem e serem crianças más. Daiki observa o velho e tem uma perturbação mental. Quando estão saindo da casa, a polícia os aguarda na porta, com Leiko armada. Aparecem os pais da menina que, quando estava sendo sequestrada, nada fizeram. A garota afirma que Daiki a sequestrou e a mataria se não truxessem o dinheiro.

Na Central, Daiki é interrogado por Jun e Leiko e pede para que acreditem nele. Jun responde que não dá para acreditar, pois os homens que Daiki disse que atacaram Keiko, não existem. Leiko mostra a Daiki a gravação de um áudio em que ele pede o valor do resgate. O policial ferido por Daiki morreu. Na prisão, antes de ir para o tribunal, lembra do velho e que foi golpeado pelo mesmo, na cabeça, e desmaiou. Daiki foi sentenciado à morte e se rebela no tribunal. Quando está fugindo, novamente, avista o velho.

Em sua fuga, Daiki encontra Massak. Ele tem lembranças e percebe que tudo é uma miragem. Estava sendo usado numa experiência de um computador que controlava o cérebro. Quando atira em seus companheiros, a miragem acaba e tudo volta ao normal. O responsável pela experiência tenta matar a todos ocasionando um incêndio. O Solbrain chega e Daiki se transforma e todos são salvos. Ao chegaram na Central, Daiki é recepcionado por Massak e conta que, na ilusão, não acreditava que Massak desconfiaria dele.

No episódio 40, Jun está dirigindo seu carro e é abordado por um falso policial. Este usa um spray que faz Jun adormecer e o sequestra. A Central Solbrain recebe uma ligação do criminoso avisando que Jun foi rapitado e, caso queira libertá-lo, Massak deve mandar Daiki e Liuma, desarmados e sem armadura, ao local marcado pelo criminoso. Eles vão até o local com Leiko e SolDouzer dando cobertura. Liuma percebe a armadilha e são atacados pelo criminoso. SolJeanne é atacada e fica hospitalizada.

Solbrain descobre quem é o criminosos graças a câmera adaptada na armadura de SolJeanne. Ficaram se questionando sobre o por quê o criminoso agiu. Massak enviou as imagens ao Centro Tecnológico e foi apontado que o criminoso usava um potente equipamento dando recurso de eletricidade, mas não conseguem descobrir um pesquisador que trabalhe com isso. Investigam o histórico de Imai na prisão e são informados que era um prisioneiro com bom comportamento e que mudou, após receber uma carta do filho. Conversam com a ex-esposa e ela fala que Imai ficou com raiva da polícia, porque seu filho foi atropelado por um policial.

Liuma suspeita de Takaoca e crê que ele poderia ter criado um equipamento de eletricidade estática de absorção e arquitetado o encontro do criminoso com Daiki e Liuma. Takaoka liga para Imai e o adverte que ele falhou n primeira vez. Disse que não falharia na próxima! Imai liga para Solbrain e pede para que Massak mande Daiki, sozinho, ao ponto de galpão Kawasaki. Massak manda que Daik vá como SolBraver. Imai ataca SolBraver, mas NigthFire chega para ajudá-lo. SolBraver salva Imai e NigthFire retira a bomba.

Após todos saírem salvos do galpão, Takaoka aparece e atira matando Imai e atacando Solbrain. Ele foge após o ataque. Leiko se recupera e tem alta do hospital.

No episódio 41, um assalto a banco ocorre e o piloto que socorre os bandidos tem uma tecnologia especial que torna seu carro imperceptível. É uma barreira que absorve as ondas elétricas e seu brilho esconde toda  matéria. Ele é cercado pelo Solbrain, mas consegue escapar com a invisibilidade do veículo. Daiki está andando com seu carro e jovens o provocam. Ele os aborda e pergunta onde modificaram o motor. Chega na oficina Kuga Motors, onde trabalha um ex-piloto de Fórmula 1.

Um funcionário da oficina vê Daiki e o questiona. Ele justifica dizendo que quer modificar seu motor e sai. Percebem que ele é do Solbrain, quando avistam seu carro. O dono da oficina está negociando o valor de um trabalho com uma organização criminosa. Jun chega até o local com outro carro e daiki persegue os bandidos. Uma voz pedindo socorro atrai Jun para um prédio, mas não passa de uma cilada com um gravador. O dono da oficina aproveita e observa o carro de Daiki vendo a mecânica. Inspecionou o motor de SoLeader. Uma super máquina é construída Kuga é interrogado pelo Solbrain.

O mecânico do Solbrain instalou um novo dispositivo no carro de Daiki. O funcionário de Kuga participa de outra fuga dos bandidos. Solbrain obtém as informações e tenta armar uma cilada. A quadrilha não cai e começa uma perseguição. Com o novo dispositivo, Daiki consegue rastrear o carro invisível. Kuga e seu funcionário são traídos pela quadrilha e Daiki os socorre. A equipe chega para reforçar e ajudar  prender os bandidos.

No episódio 42, o Solbrain está sob ameaça de ser dissolvido. Isso porque um político corrupto pode ser reeleito e quer se vingar da equipe. O candidato chamou um conselheiro dos EUA para sua campanha. Estranhos ataques acontecem ao candidato que culpa o Solbrain. Num dos ataques, uma menina é ferida e Daiki vai vê-la no hospital. Quando chega, vê um esttranho visitando a menina e suspeita.

A explosão foi combinada como uma estratégia de marketing Toyama, mas o ataque em que a menina foi ferida, estava fora dos planos. Massak suspeita do conselheiro Ken. Solbrain conclui que Ken age assim, porque Nakata, seu pai, há 20 anos, fez campanha para o Deputado Toyoma que fugiu da polícia e obrigou Nakata a assumir a responsabilidade. O pai de Ken se suicidou. Solbrain conclui que ele voltou ao Japão só para se vingar.

A campanha de Toyoma foi  um sucesso e ele foi eleito. Ganhou um boneco de Ken e Solbrain suspeita de algo. Acreditam que começará a vingança de Ken. O Solbrain chega ao local da comemoração e tira o boneco que contém uma bomba. Massak recebe a informação de que Ken não embarcou no horário combinado e suspeita que foi à mansão de Toyama. Atacam a Massak e Solbrain chega para resgatá-lo. Graças a uma gravação de Ken, Massak prende Toyama.

No episódio 43, ocorre um assalto a um banco. Solbrain vai até o local e prende os bandidos. Um mulher foge e, depois, atira numa criança. SolJeanne percebeu que é uma mulher. A mesma é atingida por um disparo efetuado por um motorista. A equipe estuda o histórico da mulher. Encontram a mulher com a identidade da criminosa. Solbrain quer encontrar Mitsuku Harajima, mas a garota se apresenta como Myuki Furokawa. Leiko apresenta a foto e interroga a garota.

Leiko conversa mais uma vez com Myuki e fica confusa. A garota cuida trabalha num orfanato sendo bem quita pelo pessoal. Daiki pediu informações à polícia local da cidade da garota e percebeu uma divergência de endereços. Vão até o outro endereço e encontram a réplica da outra garota. Fazem as duas garotas se encontrarem e apontam a falsa. Myuki relata que o que a outra garota falou é verdade, questões íntimas que ninguém mais sabia. Não entende por que ela sabe todos esses detalhes.

Solbrain recebe uma correspondência de Takaoka contendo uma fita VHS. Uma correspondência igual foi envida à garota da experiência. Jun observa Myuki e essa apresenta um comportamento bondoso, Vai ao orfanato ajudar os órfãos, mas o a fala de Takaoka, no vídeo, perturba sua mente. Daiki verifica o quarto da garota e descobre que Takaoka enviou a mesma fita a Myuki. Ela vai até o alto de um prédio e se joga, mas Solbraver a salva. Myuki será a mãe do garoto órfão!

No episódio 51, Daiki e Liuma estão treinando Karatê e relembram a amizade e união da equipe Solbrain. Ao saírem do treino, a imprensa os interroga sobre uma futura dissolução do Solbrain. receberam a notícia com surpresa, mas o Chefe Massak confirmou a dissolução. A armadura de Solbraver foi aperfeiçoada e será produzida para que outros policiais uso. Cada integrante da equipe irá para uma área distinta para controlarem o novo sistema. Massak relembra os feitos de Solbrain e fica feliz pelo trabalho realizado por sua equipe. Cada integrante da equipe tem recordações dos seus feitos junto aos companheiro de equipe.

Daiki se preocupa em prender Takaoka. Massak diz que têm dois meses, antes da dissolução para prendê-lo. Ele conseguiu a permanência de Liuma, junto ao ICPO, para resolverem esse caso. Takaoka ataca Leiko e Jun. Eles o perseguem, mas ele foge deixando uma arma e um envelope de correspondência para Solbrain contendo uma fita VHS. Quando olham a fita, há uma ameaça de um assassinato para às 14h. Faltava dez minutos para o horário. A equipe se agiliza. Um garoto testemunha um assassinato e, quando o Solbrain vai checar, não encontra nada.

No episódio 52, Liuma e Daiki questionam o garoto sobre o assassinato. Jun descobre que o mesmo acontecimento ocorreu, naquele galpão, há 20 anos. O assassino tem o nome do pais do garoto, que também é interrogado. Issamo tem um novo amigo, Kazuia, filho do homem assassinado há vinte anos.  Questionam Kazuia sobre ele vir morar perto do assassino de seu pai. Ele apresenta seus motivos e diz que não pretende se mudar. Liuma suspeita que Kazuia vai se vingar atingindo Issamo. Este e Leiko foram atacados por um carro e, quando soube, Nakai atendeu as ordens e Takaoka.

Nakai cede à chantagem e atende as ordens de Takaoka. Vai até o armário do aeroporto e encontra a bomba relógio com as orientações. Takaoka orienta que a programe. Daiki e Liuma seguem Nakai. Programa a bomba para explodir dentro de uma hora e precisa levar ao Solbrain. Daiki e Liuma o abordam e levam à Central Solbrain. Massak suspeita do envelopee Nakai foge. Liuma o persegue e a bomba explode. Solbrain entra em ação e resgata a todos!

No episódio 53, falta um mês para a dissolução do Solbrain. Issamo fala com Kazuia e pede para que perdoe seu pai. Conta sobre a bomba programada por Nakai, orientado por Takaoka. Após a morte do pai de Kazuia, consta que sua mãe também morreu, mas Leiko descobre que ela ainda está viva. Com o tempo, o ódio de Kazuia desapareceu e não pretendia se vingar de Nakai. Takaoka perdeu seus pais cedo e tenta se vingar. Esse telefona para Kazuia e o orienta a cometer crime cobrando por um dinheiro que Takaoka cedeu a ele.

Solbrain persegue Kaiuza que visita sua mãe no hospital. Ela está internada há seis anos e só tem Kazuia para visitá-la. Após a saída de Kaiuza, Daiki vai ver a mãe dele e entende o porquê do ódio. Jun o persegue, mas Kaiuza observa sua presença e o ataca, depois, foge. Massak manda Liuma à casa de Nakai, pois Issamo está em perigo. Kaiuza rende a mãe de Issamo e sequestra o garoto.

Takaoka liga para o Solbrain marcando um ponto de encontro. Massak desloca sua equipe para a fábrica Nakahara. Todos se revestem com a armadura e entram na fábrica. Convencem Kazuia a não matar Issamo. Takaoka aparece e Kazuia o fere resistindo à orientação do crime. Massak chega ao local e tentam prender Takaoka, que se uniu a um computador, mas não conseguem, pois Takaoka se envenenou. Ele tomou veneno dizendo que seus pais morreram assim. A missão do Solbrain é salvar o homem, mas não conseguiu salvar o coração de Takaoca.

O Solbrain foi dissolvido e cada um foi para a área designada. A lembrança da equipe ficou na mente dos ex-integrantes.